Relacionandos

terça-feira, 7 de junho de 2011

Texto, contexto e pretexto

Em nossa vida com Jesus nos deparamos com muitas dificuldades em relação a interpretar os ensinamentos da bíblia. Cada tem uma visão diferente para cada fato ao interpretá-lo. O que nos faz ter uma unidade em pensamento é o espírito Santo de Deus.É ele que nos guia em nossas leituras,e na visão da igreja.Veja bem,somos um corpo,e dentro de uma igreja cada um tem uma função.E mundialmente,cada igreja tem uma função.Tem igrejas missionárias,outras voltadas as funções sociais,e por ai vai.Todas com a mesma missão e cada uma com uma visão.
Dentro deste pensamento, nos meus dez anos no evangelho me sinto um menino comparado a muitos que andam comigo. Já ouvi muitos relatos sobre posturas e cobranças. Mas lendo a bíblia, nunca vejo Jesus cobrar nada. Muito pelo contrario,só o vejo perdoar e compreender.
Eu particularmente gostaria de tocar em três pontos polêmicos e suas ressalvas. Creio que polemicas em relação à Bíblia é o que não falta.
Tatuagens podem ou não posso. Na verdade na há resposta.Marcar seu corpo é algo muito pessoal e deve ser muito bem ponderado.Hoje você tem 18,e quando você tiver 30 ou 40?Você vai continuar a ter a mesma cabeça que tem hoje. Ou de alguma forma isto pode te atrapalhar em sua vida(como um emprego ou carreira).Vamos procurar na bíblia sobre isto:
“Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. Levítico 19:28 “
E tambem
“E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. Gênesis 17:11 “
Mais esta
“Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Apocalipse 13:17
E por ultimo
“E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16” (Esta eu quero ver)
Eu ja ouvi(ninguem me falou diretamente) que não podemos nos tatuar ou marcar nosso corpo devido a Leviticos 19:28,mas em Genesis 17:11 Deus pois um sinal no corpo do homem como marca de Aliança.
E ai?
Sobre Piercing e afins.
“E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;” Exodos 32:2;3
E ai?
Rock,samba,e rap para louvar:
“e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor? Mateus 21:16 “.
E ai?
E ai eu respondo com a biblia: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, Colossenses 3:23”
Tudo o que fizer,faça sempre de coração e ao Senhor.Não importa o que seja.Nada nos é proibido,mas pense bem antes de fazer por amor a Cristo e aqueles que não tem a mesma visão da Graça e liberdade do evangelho.Não há resposta pronta na biblia,mas principios que devemos viver.E o principal é o amor.
“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23
Temos a liberdade porque somos filhos.Mas como filhos temos que ser filhos agradaveis,obedientes,amaveis.Se queremos fazer uma tatuagem,converse com seus pais,amigos,pastores.Faça sempre tudo em paz com todos.O cuidado com as marcas na epoca de leviticos e nos dias de hoje é a consagração que uma marca pode trazer a sua vida,e não a marca em si.E cuidado com o que voce vai marcar seu corpo.Veja de onde vem a imagem e qual o seu fundamento. A do simbolo do corinthians te leva direto pro inferno.
Usar piercing é uma questão cultural.Em nossa cultura Brasileira talves seja novo estas coisas,mas notamos que em Israel na epoca do Exodo os filhos e filhas usavam pendentes na orelha.Era uma questão cultural deles.Abra um dialogo a respeito disto tambem.
Em relação ao ritmo não importa o que voce toca,mas importa o que esta no coração.É um louvor de adoração,ou uma musica para eu ser adorado?Lembre-se o perfeito louvor é sincero e inocente como o coração de uma criança.
Amigos e irmãos,não deixem usarem a biblia para justificar preconceitos culturais tirando do contexto e distorcendo os ensinamentos nela contidas.Porem,não devemos por causa disto criar contendas e discussões naqueles que são fracos na fé.
“Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra {como há muitos deuses e muitos senhores},
todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se.
Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos.
Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.
Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu.
Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo.
Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão.1 corintios 8:13”


Voce tem a liberdade em Cristo e sua graça de fazer tudo,mas tenha zelo naquilo que faz.Abra o dialogo,e não a discução.Ame a seu irmão,pense nele antes de voce,como Jesus fez por nós.E viva uma vida de alegria,paz e comunhão não so em sua igreja local,mas para com todos da familia Celestial.
Abraços

Roberto&Glauce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário