Relacionandos

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Não tenha medo..

O medo é um dos nossos sentimentos mais básicos. Ele é instintivo e nos poem em alerta,geralmente quando nos sentimos ameaçados física e psicologicamente. A enfase do medo é o pavor. Além disto,o medo pode ser uma forma de coerção e controle de pessoas. Tudo depende da forma que ele é usado.

Em nossa sociedade a cada dia os valores humanos são perdidos. São gradativamente substituídos por valores competitivos,egocêntricos e etnocêntricos. E este tipo de valores,em sua maioria,nos causa medo. Medo de não atingi-lo,medo de ser atingido, medo do desconhecido,medo de não ser feliz. Existe uma filme chamado”A vila” que fala um pouco sobre o medo de viver em grandes cidades e sua violência. Neste filme,um grupo de pessoas se isola em uma comunidade rural,sendo que seus fundadores guarda o segredo do porque terem tido esta escolha. Para mim,uma obra prima em termos de roteiro,simbolismos e trilha sonora.

Mas voltando ao assunto,na vida de um cristão podemos ter medo?Sim,claro!!!Se você não sente medo, então deve ser um psicopata ou robô. Somos corpo,alma e espirito. E em nossa alma abriga nossos sentimentos. O medo é um deles. É natural,é normal. E em nossa jornada com Cristo haverá momentos em que este sentimento estará em nossos corações.

Me faz lembrar um trecho da bíblia,que eu até acho engraçado, sobre o medo:

“E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Mateus 14:26”

Eu imagino um monte de pescador marmanjo gritando de medo, achando que Jesus era um fantasma sobre as águas. Digno de um quadro do programa “Os trapalhões”.

Além deste trecho tem outro que sempre me lembro quando sinto medo:

“Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Mateus 14:27-31 “


A vida de um cristão é sempre andando sobre as águas. A vida é uma onda de incertezas,um mar de perigos,com muitas duvidas submersas .Porem,nossa única certeza é Jesus. Pedro andou sobre as águas enquanto olhava para Cristo. Mas no momento que desviou seu olhar para os lados,dando atenção ao mar ele afundou nele. Da mesma forma somos como Pedro. Se em nossa vida sempre mantivermos o foco em Jesus,passaremos sobre nossos problemas que a vida nos traz. Porem,se pararmos de olhar para ELE,e focarmos em nossos problemas afundaremos neles.

Por isto não tenha medo de dizer a Deus que tem medo,duvidas,anseios,etc. Ele enviou o seu filho exatamente para isto. E por meio deste Amor ele lança fora todos estes sentimentos negativos, trocando pela certeza que nosso Redentor vive e intercede por nós. Deus cuida daqueles que o ama.
Para finalizar,mais um trecho da Bíblia que também quando tenho medo,me vem a mente:

“No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.1 João 4:18”

Não tenha medo de ter medo,tenha medo de ter uma vida sem a vitoria da Cruz.
Abraços,

Roberto&Glauce.


PS:Para aqueles que tem medo da violência urbana:
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.Salmos 127:1”

Nenhum comentário:

Postar um comentário