Relacionandos

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ser ou não ser?

Eu, Roberto, sou estudante de serviço social, e uma das minhas atuais matérias é sobre a família. Sua historia desde o Brasil colônia até a nova dinâmica das famílias atuais. E lendo sobre o assunto, notei que a visão sociológica e antropológica atuais do casamento é a mesma da Bíblia. Duas pessoas que por livre e espontânea vontade deixam suas características naturais para se casarem e tornarem uma outra pessoa.Isto considerando a união civil.
Achei engraçado e ao mesmo tempo preocupado. Será que alguém quando casa tem esta noção?Legalmente, moralmente, e espiritualmente você deixa de ser você mesmo. Você passa a ser outra pessoa junto com aquela que você se casa.Você deixa sua família,e passa a ter sua própria família.Suas metas,preocupações,responsabilidades e prioridades passam a ser da nova família que você escolheu(antigamente não era assim,mas por arranjos).
Uma coisa que deve ficar bem clara para quem esta casado ou quer se casar é sobre a visão do casamento para ambas as partes. Qual a visão que você tem do casamento.Uma nova vida,ou apenas uma mudança de casa?Dai entendo o motivo de tantos divórcios e separações.
A falta de visão.
Em uma empresa, existe a gestão estratégica, e vamos trabalhar o casamento (e aproveitar namoro e noivado) como um “exemplo” de empresa. Então vamos seguir os passos.
• Missão: A razão de existir, ou seja, formar uma nova família.
• Visão: Aonde você quer chegar, vocês desejam atingir as mesmas metas ou” sonhos”?
• Valores: Os princípios, a moral e ética que compartilham são os mesmos?

Em qualquer “empreendimento” estas três coisas têm que estar bem clara para ambos. Senão com o passar do tempo há um desgaste natural.E estes valores não são imutáveis,mas tem de haver um comum acordo entre ambas as partes. A palavra "família" deriva do verbete latino "famulus" = 'domésticos, servidores, escravos, séquito, comitiva, cortejo, casa.Portanto devemos agir como servidores e cortejando uns dos outros em nossa familia.Afim de formar uma nova casa,ou lar.
Para finalizar,vamos procura na Biblia sobre a familia ou casamento.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.Gênesis 2:24Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 Timóteo 5:8

Casamento é transformação de vida e estilo de vida,com cuidados e responsabilidades.E o melhor caminho para o entendimento disto é o dialogo.Antes,durante,e depois.

Abraços
Roberto&Glauce

Nenhum comentário:

Postar um comentário